USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO

domingo, 16 de maio de 2010

PLANO DE USO DO BLOG - MARIA LÚCIA DO AMARAL E SILVA

      Saliento que o Módulo 2 foi bastante elucidativo a respeito da utilização de blogs didáticos. Já utilizo blogs, no entanto, a maneira de como alimentá-lo sempre me foi inquietante. Isso porque, como os criei a partir de minha conta particular, os alunos não poderiam ter acesso à edição. Participariam através de comentários! O que me parece não ter surtido muito interesse.
        Sempre desejei que o aluno atuasse como protagonista – de fato -, mas nunca tinha tido a ideia de elaborar uma conta para a turma. Desse modo, penso, que terão maior liberdade de expressão e consequentemente (creio) se mostrarão mais adeptos ao “ler e ao escrever” o/no blog.
        Assim, o edublog “O Sabor do Texto”, tem por objetivo a produção colaborativa (professor-alunos) de aspectos/atividades diversas relacionados às obras literárias a serem trabalhados nas 8ªs. séries(9º. ano) do Ensino Fundamental do Centro Educacional Temóteo Alves de Brito, escola pertencente à Rede Pública Estadual – Bahia e, na possibilidade de edição no blog, mais especificamente com a 8ª. Série A.
        Privilegiaremos a referida turma, nesse primeiro momento, porque temos um grande entrave: a ausência de equipamentos (computadores) para o uso de nossos alunos. Os alunos terão acesso ao blog da turma a partir de lan-houses e de suas residências, e foi verificado que na 8ª. A há um maior número de alunos com acesso a Internet em casa.
         A turma será “dividida” em equipes e cada uma terá acesso ao blog da turma/equipe. Poderão postar as tarefas propostas apenas em seus próprios espaços (blog da equipe). Quanto aos comentários, poderão fazê-los no espaço da equipe, bem como entre os blogs das equipes.
         Os blogs das equipes serão linkados ao blog da turma, neste, haverá orientações do(s) professor(es) para a feitura das atividades a serem realizadas em equipe.
          No Blog da turma, linkaremos inicialmente, com a atividades de releitura da obra de Graciliano Ramos – Vidas Secas, já elaboradas. As três turmas de 8ª. Séries criaram Cordéis, cujas estrofes “conversavam” com cada capítulo do livro.
           No Blog da Turma, inseriremos as primeiras provocações para a leitura de outra obra literária, desta vez de Fernando Sabino, “Omenino no espelho”, bem como as orientações de atividades a serem realizadas em equipe de cinco colaboradores (no máximo).
           Pretende-se trabalhar a intertextualidade, bem como a transcendência, já que a obra nos dá respaldos/oportunidades para isso. Os alunos terão a oportunidade de pesquisar, criar, postar textos de gêneros diversos, imagéticos ou não, que dialoguem com os capítulos lidos.
           Tenho criado espaços para produção de saberes em Plataforma de Aprendizagem plataforma Moodle (http://luciamaral20.ninehub.com), bem como em outros endereços. Sem dúvida, são de minha preferência, já que é algo mais reservado a um público mais específico; no entanto, penso que será a partir do edublog “O Sabor do Texto” que a alfabetização digital, tão necessária ao exercício da cidadania, poderá vir a ser uma realidade neste ambiente escolar tão deficiente de recursos.
            Um trabalho pensado de modo colaborativo possibilitará a ampliação da auto-estima, já que o aluno se sente partícipe do processo de aprendizagem; alfabetizar-se digitalmente, visto que o blog é uma ferramenta de fácil edição; ampliar saberes/responsabilidades frente à utilização da linguagem ao “que/como/quando escrever”, já que haverá a mediação do professor; ampliar potencial de pesquisa, bem como de transformá-la em conhecimento; possibilitar maior interação e respeito ao outro (estabelecer limites aos espaços de postagens) e, acima de tudo,perceber a importância de reivindicar seus direitos (laboratório de informática, por exemplo) e, assim, exercer a cidadania.
           Espero que a tarefa aqui delineada tenha ficado a contento, porém, estou aberta para novas considerações.
         Abraços,
         Lúcia

Um comentário:

Marília Villela disse...

Lúcia, achei muito legal a transformação que você planejou no trabalho que já realiza. Realmente, acho que é preciso envolver os alunos, e que a motivação é pelo menos 50% do sucesso do nosso trabalho como educadores. Como hoje em dia anda dificil competir com tudo, acho que o uso do blog dinamiza e envolve os alunos no trabalho. Parabens!