USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO

domingo, 16 de maio de 2010

Plano de Uso do Blog - Cláudia S. Mariano

Como sou professora da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, da disciplina de língua portuguesa, minha intenção é passar para o Blog todas as aulas referentes à produção de textos. Penso que o uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o nosso dia-a-dia e dos estudantes, que têm no espaço virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os estudantes, que podem debater idéias e opiniões sem que estejam no mesmo ambiente físico e ao mesmo tempo.
A temática deve ser “gêneros textuais”. O público-alvo serão os alunos das 3 séries do Ensino Médio da escola da rede pública na qual trabalho.
O edublog deverá conter artigos sobre os diversos gêneros textuais, discussões, oportunidades de pesquisa e espaço para a postagem dos alunos.
A ideia é que o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado crie um canal de comunicação com os alunos, por vezes tão distantes. Além de trocar ideias com a classe, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos têm o hábito de se comunicar por meio de seus blogs pessoais. O professor “blogueiro” seguramente se torna um indivíduo mais próximo deles.
O aspecto mais vantajoso dessa ferramenta é que os posts continuamente podem ser comentados. Dessa forma, tenho chance de repensar minhas colocações, o que só me trará desenvolvimento pessoal e profissional, pois com certeza começarei a refletir mais sobre minhas próprias opiniões, o que é um dos exercícios mais desejáveis para um educador em tempos em que se espera que a construção do conhecimento se dê pelo diálogo.
Com tantas possibilidades de conexão dadas pelo blog, conseguirei ampliar minha aula. Alunos interessados podem aproveitar a ocasião para pensar um pouco mais sobre o assunto, o que nunca faz mal a ninguém. Além disso, o blog permitirá aos alunos verem os trabalhos dos colegas e fazerem uma comparação das ideias, o que é saudável para o aprendizado. Quem já faz uso das novas tecnologias de informação e comunicação na educação, certamente defende que o expediente funciona, é operacional e enriquece a relação dos alunos com as atividades, além de expandir suas reflexões sobre os trabalhos.
Vale ressaltar ainda que, ao mesmo tempo em que eu, professora, abro uma nova janela para ampliar meu conhecimento, os alunos também encontram novas aplicações para ferramentas que, na maior parte das vezes, são empregadas apenas para entretenimento.
O uso de blogs na atividade escolar deverá propiciar a leitura de uma maior diversidade de textos e gerar debates e comentários mediados pela prática da escrita. Também instigar a prática da produção textual, da correção ortográfica e contribuir para exercitar nos estudantes o poder de argumentação. Por fim, mas não menos importante, o uso das TIC’s na educação deve servir ao propósito de inclusão digital de alunos de classes economicamente menos favorecidas, cujo contato com tais tecnologias só ocorre no ambiente escolar.

Nenhum comentário: