USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO

domingo, 16 de maio de 2010

Plano de uso do Blog - Cláudia L. Silva



Tema: Gêneros digitais na escola

Nível: Licenciatura - Letras

Área : Linguagem

Disciplina: Língua Portuguesa

Tipo: Coletivo

Proposta de atividades: 

_ Diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos de Letras através de uma enquete.
_ Promover a navegação: conhecendo os gêneros chat, blog, fórum.
_ Leituras sobre os gêneros (fundamentação teórica)
_Gêneros digitais na escola: possibilidades e desafios (leituras e discussões)
_ Estudo da linguagem de um dos gêneros escolhidos pelo cursista.
_ Postagem das considerações dos cursistas sobre o gênero escolhido no Blog do curso.

Considerações

O cotidiano da escola, independentemente da vontade de quem nela trabalha, vem sendo alterado dia a dia, uma vez que as necessidades dos alunos, jovens inseridos em práticas digitais, têm exigido essa mudança. Diante disto, o processo de formação dos professores torna-se uma condição para um trabalho de qualidade.
Conhecedor dessa realidade, propomos este curso para que os alunos de Letras possam vivenciar vários papéis no uso dos gêneros digitais: de aprendiz na utilização das tecnologias; de observador das propostas desenvolvidas pelos seus colegas e o de mediador ao efetivar, através do estágio supervisionado, seus estudos. Com os olhares da sociedade voltados para a tecnologia na educação, é impossível ignorar as TICs e não discutir as dificuldades e as possibilidades de utilização dos gêneros digitais pelos professores de Língua Portuguesa no processo de ensino-aprendizagem.  Para isto, será criado um edublog coletivo, onde os curistas irão partilhar idéias, opiniões e reflexões sobre a temática escolhida, promovendo, desta forma,  um espaço com possibilidades de publicação e  interação na rede. Sendo assim, justificamos este curso pela relevância do tema pois ao discutir e implementar o processo de formação de professores de Língua Portuguesa para trabalharem com os gêneros digitais e a utilização destes gêneros nas propostas pedagógicas, estaremos contribuindo com o debate sobre o uso da tecnologia na educação.

Nenhum comentário: